Etiquetas

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de maio de 2012

[Portefólio]_ Musica no pelourinho | Salvador da bahia | Concurso para a renovação de 3 largos


Depois de se estudar um pouco a história de Salvador é fácil de perceber que a cultura é uma característica muito rica e forte, especialmente no Bairro do Pelourinho por fazer parte do centro histórico e do núcleo primitivo da cidade. A recuperação dos espaços actualmente a concurso faz por isso todo o sentido como estratégia de revitalização urbana e como catalisador de interacções humanas em geral e actividades culturais em particular.

Salvador é uma cidade de alegria, música e ritmo, em muito devido ao facto de ter uma descendência africana muito forte resultado da sua história colonial. Este facto aliado ao carácter dos largos e o seu contexto urbano conduziu à utilização do conceito de música para formalizar a nossa proposta. O conceito de música é interpretado como ondas de som fluindo pelas ruas, entrando nos espaços e originando uma interacção entre eles.

Cartaz 1 -articulação dos vários espaços através da ideia de ondas de  música

Cartaz 2 -articulação dos vários espaços - análise

Estas ondas materializam-se no pavimento de calçada portuguesa alternado entre blocos de varias cores e tamanhos (remetendo à herança cultural) num jogo que regula o espaço e sobre as quais surgem elementos circulares, como notas numa pauta. Que tomam a forma de mobiliário urbano e coberturas.

O pavimento foi seleccionado pela sua carga histórica, simbolizando a passagem do tempo, da época colonial até à actualidade – a calçada é então utilizada como um elemento do passado que foi adoptado, interpretado e renovado até apresentar um carácter particular nos dias de hoje.

cartaz 3 - Largo Quincas Berro D'Água - proposta

cartaz 4 -  Largo  Quincas Berro D'Água - visualizações

A criação de espaços interessantes e convidativos faz dos largos um chamariz cultural oferecendo condições para a ocorrência de actividades humanas e culturais entre as quais: exposições, concertos, convívio, comércio e festas bem como actividades culturalmente notáveis relacionadas com o carnaval e a capoeira.

As coberturas como já mencionado apresentam-se sobre a forma de toldos circulares compostos por uma estrutura metálica que forma uma pérgula que pode ser preenchida por vários materiais: lona, plástico, ou até vegetação. Mais transparentes ou opacas consoante a situação estas coberturas pretendem atingir um equilíbrio entre a protecção aos elementos e a visibilidade das fachadas envolventes. Pretende-se também implementar um sistema de captação da água pluvial nestes toldos para ser utilizada para limpeza e rega no largo em que se encontram. Considera-se também a possibilidade de incluir iluminação embutida na cobertura.

cartaz 5 -  Largo  Pedro Archanjo - proposta

cartaz 6 - Largo Pedro Archanjo - visualizações

As fachadas nos largos são icónicas além de serem um património histórico-cultural importante. Propõe-se por este motivo o restauro das mesmas para, em conjunto com a intervenção, dar uma nova vida aos largos.
A drenagem será conseguida essencialmente por modelar o piso de forma a criar ligeiros desníveis que, sendo percepcionados como planos, são suficientes para conduzir a água eficazmente para os locais de colecção de águas pluviais. No caso do largo de Teresa Baptista parte da água se infiltrará também no solo devido à permeabilidade do pavimento neste local.

Por outro lado pretende-se também minimizar a quantidade de água que atinge o solo sendo esta captada pelas pérgulas e armazenada para uso no largo, para limpeza e rega como já mencionado.


cartaz 7 - Largo Teresa Baptista - proposta

cartaz 8 - Largo Teresa Baptista - visualizações


Sem comentários:

Enviar um comentário