Etiquetas

Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de fevereiro de 2012

[referência]_A qualidade do design



Enquanto percorria os videos publicados pela ASLA no Vimeo deparei-me com o projeto de requalificação ribeirinha em San Diego, EUA -"First San Diego River Improvement Project"

http://www.asla.org/2011awards/309.html


Na explicação do projeto a seguinte frase chamou-me a atenção:


"Great examples of landscape design often go unrecognized because the finished look is so natural it is unnoticed as "man made" by the observer..."


Isto fez-me pensar o porquê de o trabalho do designer ser muitas vezes desvalorizado. O bom design, seja da paisagem seja aplicado a outro sujeito,  é bom quando é invisível, ou seja funciona tão bem que é como se não pudesse ser de outra forma e é assumido como um dado adquirido.  Por exemplo o clip  ou a roda são obras de design genial a que pouco se dá atenção é como se fizessem parte da natureza. É uma espécie de ovo de Colombo, depois de descoberto é tão óbvio que nem parece que foi preciso esforço para ser decifrado.


Na paisagem também existe o mesmo fenómeno - quando o trabalho do arquiteto paisagista é bem feito pode parecer que nada foi feito, que sempre foi assim, ou que é trabalho da natureza! É caso para refletir :)



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

[referência]_Teoria do pé grande - Komgjian Yu


Deparei-me com a apresentação do Professor Kongjian Yu no congresso IFLA 2011, Zurich. Já conhecendo alguns projetos da Turenscape, fundada pelo professor Yu, nomeadamente o conhecido 'red ribbon' foi inspirador ouvir um Chinês a falar sobre projetar com uma filosofia sustentável.

Gostei especialmente da metáfora utilizada: pé grande - pé pequeno. Sendo o pé pequeno uma tradição chinesa em que as mulheres deformam o pé de forma a atingirem uma beleza artificial, o prof. Yu argumenta que também na paisagem se assiste a uma estética distorcida imposta pela sociedade e que o natural pode ser mais bonito que o artificialmente criado. Ou seja o pé grande que cresce naturalmente é mais bonito e mais saudável do que um pé artificialmente pequeno e distorcido - Uma paisagem com vegetação autóctone, que segue os ciclos naturais de cheia e enraizada na cultura local tem mais para oferecer que um rio encanado rodeado por flores exóticas:



Recomenda-se também assistir aos outros oradores que aparecem neste canal...