Enquanto percorria os videos publicados pela ASLA no Vimeo deparei-me com o projeto de requalificação ribeirinha em San Diego, EUA -"First San Diego River Improvement Project"
http://www.asla.org/2011awards/309.html |
Na explicação do projeto a seguinte frase chamou-me a atenção:
"Great examples of landscape design often go unrecognized because the finished look is so natural it is unnoticed as "man made" by the observer..."
Isto fez-me pensar o porquê de o trabalho do designer ser muitas vezes desvalorizado. O bom design, seja da paisagem seja aplicado a outro sujeito, é bom quando é invisível, ou seja funciona tão bem que é como se não pudesse ser de outra forma e é assumido como um dado adquirido. Por exemplo o clip ou a roda são obras de design genial a que pouco se dá atenção é como se fizessem parte da natureza. É uma espécie de ovo de Colombo, depois de descoberto é tão óbvio que nem parece que foi preciso esforço para ser decifrado.
Na paisagem também existe o mesmo fenómeno - quando o trabalho do arquiteto paisagista é bem feito pode parecer que nada foi feito, que sempre foi assim, ou que é trabalho da natureza! É caso para refletir :)